INCÊNDIO NAVIO WAN HAI - CARGAS PERIGOSAS

22 de setembro de 2016

INCÊNDIO NAVIO WAN HAI - CARGAS PERIGOSAS

Data de Publicação: 22 de setembro de 2016 11:16:00

Compartilhe este conteúdo:

                                                       

 

No último 19 de setembro de 2016, o navio porta-containers Wan Hai 307, de propriedade da empresa Wan Hai Lines, de Taiwan, que fazia viagem de Hong Kong para Kaohsiung em Taiwan pegou fogo. O navio transportava containers com cargas perigosas e tóxicas.

O incêndio começou na parte dianteira do convés principal do navio e apesar do esforço da tripulação para apagar o fogo, o mesmo não conseguiu ser controlado. O navio foi ancorado ao oeste da ilha de Lamma onde rebocadores de salvamento do Corpo de Bombeiros foram acionados.

Depois de várias horas de trabalho o fogo foi extinto, mas a temperatura na área do incêndio ainda é muito alta fazendo com que a operação de combate continue em vigor.  Alguns containers foram destruídos pelo incêndio e é provável que muitas cargas também tenham sido danificadas pela água da própria extinção do incêndio. A investigação para a causa raiz do fogo está em curso. Ainda há a probabilidade de que a avaria grossa seja declarada.

As despesas resultantes de uma avaria grossa estão cobertas pelo seguro de transporte internacional. Para os embarcadores que não contratam seguro, na hipótese de um sinistro dessa natureza, terão que arcar com os custos das despesas e danos derivados dos procedimentos de salvamento do navio e cargas, além da possibilidade de perder suas mercadorias.

Sempre que acidentes com navios ocorrem, a preocupação entre empresas envolvidas com o comércio internacional é despertada, principalmente quando a avaria grossa é decretada, um tipo de sinistro, cujas despesas decorrentes dos procedimentos de salvamento são rateadas proporcionalmente entre o navio (casco) e os proprietários das cargas.

Dessa maneira, o importador jamais deve aventurar-se a realizar uma importação sem a contratação de uma apólice de seguro de transporte internacional!

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário